Recent Posts

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sem sofrimento, sem inspiração

Por que o sofrimento inspira? Por que SÓ o sofrimento me inspira? Estou há um tempão sem escrever um bom texto que tenha começo, meio e fim. Geralmente me aparece uma história; aparentemente uma história. Quando começo a escrevê-la, percebo que isto é só o meio e eu preciso de um começo e um fim. Escrevo o tal 'meio da história' e tento a todo custo fazer um início. Ou talvez fosse mais fácil fazer o final? NÃO! O meio é tudo que tenho. Uma história sem pé e nem cabeça, só o tronco esperando por ter seu corpo completado por mim. Por mim!
Eu, então, me vejo como uma espécie de cirurgiã. Uma responsabilidade imensa nas mãos, um tronco que precisa de membros, que precisa de vida e eu sem nada poder fazer... E eu sem uma ideia sequer de como arranjar essas partes e costurá-las ao tronco incompleto.
Já tentei colecionar partes de textos, sim. No início achei mesmo que isso fosse dar certo. Mas um dia me apareceu na mente um meio de história fascinante, incrível, maravilhoso, perfeito! e eu não pude dar-lhe as partes de que necessitava. Não pude ao menos implantar os parágrafos posteriormente escritos. Esse meio de história passou a ser só mais um fragmento.

Nessa mesma noite, pra me consolar, tentei emendar algumas partes de outros textos umas nas outras, mas não deu certo. Por que imaginei que daria? Percebi que cada um tinha uma essência, um cenário pronto na minha cabeça, personagens que lhes cairiam perfeitamente e eu não podia simplesmente tirar um de sua própria natureza e colocar em outra.
Às vezes isso me enlouquece. Só às vezes. Eu costumava escrever bons textos, com várias metáforas, e símbolos, e significados... Eu era boa nisso. Bem... Na época eu não achava, mas agora eu acho. Aí eu penso: que diabos aconteceu comigo? E vem na minha cabeça a resposta mais simples: você é feliz, só isso.
A minha felicidade pode ter danificado minha capacidade de criar textos amargos, sôfregos, tristes. Mas é que eu não consigo fingir. Nem todo poeta é um fingidor, ô seu Fernando Pessoa. Eu precisava ser infeliz pra escrever bem. Ou ao menos precisava VER alguém infeliz pra escrever bem. Mas agora, tudo está tão calmo, tão simples, tão como eu queria que fosse que não tenho mais aquela amargurazinha dentro de mim. No lugar dela há um sorriso, apesar dos pesares. E que se dane minha capacidade de escrever bem porque o que eu quero ser feliz na realidade e não na fantasia. E que assim seja.





Carpe diem

5 Pitacos:

Henrique disse...

Postando aqui antes que o pensamento escape.

Histórias às vezes não precisam de meios, começos ou fins. Os contos e a poesia da pedra que o digam.

Às vezes um fragmento da história importa mais que todo o resto, que só faz tirar a atenção das pessoas do cerne da questão.

Fragmentos são o que importam, o que ficam na mente. Aliás, dá até pra escrever um livro com esse nome xD.

Agora vou embora que tenho que estudar =~~.

te Amo, linda.

Anônimo disse...

Talvez te falte maturidade...pq discordar que o poeta não é um fingidor so pode ta brincando. :) se vc nao consegue fingir é pq certamente não tem alma de poeta!! Talvez sua área seja outra (crítico de jornal). Já q vc é tão feliz, e acredita q o poeta não é um fingidor, escreva sua própria história! :D
Como leitora, sinto que a poesia não está no seu sangue! ;)

Alana Ávila disse...

OI, a poesia não te pertence. Mas perae, ela já leu/ ELA TE LEu?
Eu li e me apaixonei, continuo assim. Espero os meios, inicios ou os fins, mesmo separados. Espero anciosa pela tua alma escancarada mais uma vez. Mas porfavor, não sofra pra mostrar isso. Aceito os pedacinhos e espero mais que tudo que não voltem os tempos de textos brilhantes. Não por aqueles motivos.

Ah, te entendo perfeitamente, tuh sabe :]

Airton Alcântara disse...

"leitora", droga. Não é o dolfim uahsauhsa.

Nat, por favor, coloca um link do meu blog na tua próxima postagem. Queria tanto ter alguém pra conversar em baixo nível haushausahsas

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.